domingo, 28 de setembro de 2014

O Joelho de Claire, 1971


Eric Rohmer é um dos maiores nomes do cinema, com um trabalho dedicado inteiramente a arte de se analisar comportamentos, ou seja, verdades, ele se destaca não só por sua coragem como também pelo claro amor ao cinema. Começando sua carreia como crítico, em um tempo que a crítica era feita por artistas ou por jovens amantes do cinema, jovens capazes de qualquer coisa para ver a sua maior paixão seguir por um caminho duro e inesgotável, o caminho do realismo. E eles fizeram muito, dentre eles Rohmer, começaram a fazer os seus próprios filmes, contribuindo para um movimento, talvez um dos principais deles, chamado nouvelle vague.

Começando as analises sobre os filmes desse gênio, posso ressaltar que é interessantíssimo pensar que ele serviu como inspiração para muitos diretores que conhecemos hoje, principalmente aqueles que se dedicam aos diálogos. Como é o caso do Linklater, grande diretor da trilogia do antes. Como visto na trilogia, começando por "Antes da Meia-Noite", temos dois personagens, Jesse e Celine, ambos possuem muita maturidade para discutir sobre sentimentos e, juntos, vão encontrando soluções para diversas dúvidas que surgem ao longo, surge na vida de todos, na verdade.

"O Joelho de Claire", de 1971 me chamou a atenção desde o pôster. Uma belíssima menina, em uma fotografia preto e branco, diferente de alguma maneira, unindo isso com o título, nada convencional, e com a qualidade do diretor, é de se duvidar que o joelho represente muito mais, que a figura da bela ninfeta seja imprescindível para a trama. Bem, posso dizer que fui feliz nessa rápida interpretação, me dei conta do quão importante é, para mim, descobrir filmes como esse, que se revelam como um pequeno livro, onde pequenos detalhes serão dissecados de forma que componha personagens complexos, apesar da simplicidade que as coisas se desenvolvem.

Conta-nos a história de Jerone, um homem de meia idade que está prestes a casar com uma mulher que se relaciona há seis anos. Ele, antes disso, passa suas últimas férias como um solteiro as margens do lago Annecy. Lá ele reencontra Aurora, uma escritora, que é sua melhor amiga, companheira de muitas discussões sobre relações ao longo do filme. A questão é que a dona da pousada que eles alugam tem duas filhas adolescentes, Laura e Claire, Laura desenvolve uma paixão estranha por Jerone, mas, após dado momento, ele percebe que está apaixonado mesmo é por Claire, além do mais, nutre por ela um fetiche estranho: É obcecado pelos seus joelhos.

Como é lindo, um filme desse em plena década de setenta poderia cair naquela máxima de um filme polêmico e somente isso, mas nunca se transforma nisso. Pelo contrário, as discussões que surgem são sempre destinadas ao sentimento, isolando qualquer intenção sexual que possa existir e, quando indiretamente acontece, temos o personagem principal narrando os fatos de uma maneira tão doce quanto as meninas/mulheres com quem ele se envolve. 

Vale ressaltar que, em entrevistas, o diretor afirma que ele se inspirou na obra "Aurora", de 1927, um dos maiores filmes do cinema. Aurora é também o nome da amiga dele, cuja função na trama é enorme. As controvérsias começam justamente com ela, pois, é de se notar tamanha amizade dos dois, que coisa mais linda de se ver, uma pureza muito grande transparece no olhar de ambos fazendo com que os abraços, carícias e brincadeiras em nenhum momento se torne alvo de dúvidas sobre aquela relação. É estranho de ver até, não há muito essa questão nos filmes, nossos olhos estão treinados a ver sempre o casal de amigos se apaixonando, aqui isso não acontece, pelo contrário, a amiga é a única que tem contato com as revelações dele sobre o quanto sente desejo por Claire. Logo no começo, os dois trocam ideias brilhantes sobre relacionamento, o que nos motiva a encontrar alguém já que, no caso, Aurora é solteira, pensa bastante e somente em escrever.

Tudo isso torna o filme extremamente elegante, passeando sobre diversos conflitos pessoais, nos distância da ideia de que estamos assistindo um filme e nos aproxima a algo próximo a um voyeur, já que a palavra, aqui, surge muito mais sexy do que se tivesse cenas de sexo e etc. É incrível como o sexo está presente constantemente, mesmo que seja um dos filmes mais inocentes que vi nos últimos tempos. Portanto se trata sim de um filme sobre pedofilia, mas através de um olhar jamais visto. Muito longe da oobsessão como visto em "Lolita", por exemplo. O personagem principal tem plena consciência do que está fazendo, essa frase ilustra isso: "Ao me interessar por outra mulher, não sinto como se traísse Lucinde ( noiva dele ) mas como se fizesse algo inútil. Lucinde é tudo. Não se pode acrescentar nada ao tudo.

É de se notar, também, que a Claire e seus famosos joelhos só aparecem aos 45 minutos de filme. Servindo como uma separação ao mesmo, visto que o relacionamento do homem com a Laura é muito mais aberto, talvez por que o sentimento parta dela. Aliás, com a Laura o assunto flui muito mais naturalmente, o nervosismo não se faz presente e a garota se mostra extremamente madura, mesmo que na sua própria imaturidade. Ela acredita no amor, prioriza a paixão, como na cena em que ele tenta beijá-la e ela recusa, respondendo que quer alguém que a ame de verdade. Além do mais, ela não tem um pai. Talvez essa seja a principal diferença dela e sua meia irmã, Claire, ela procura o seu pai em qualquer homem que lhe apareça e, nesse caso, preferiu exteriorizar isso em forma de uma leve paixão. O que não é novidade, já que a própria personagem afirma isso em uma cena.

Finalizando, minha interpretação para com o joelho é que ele representa o detalhe. Temos hoje um amor ao corpo da mulher, amamos a bunda, os seios, a boca, enfim, o joelho se apresenta como uma parte do corpo indiferente. O que faz com que ele em nenhum momento ache que está fazendo algo errado em querer possuir aquela garota, pelo contrário, ele não quer possuir, quer exaltar os seus detalhes. Talvez a cena mais incrível para mim seja aquela em que o namorado da Claire põe a mão no seu joelho, de forma totalmente involuntária, Jerone olha para aquilo e, em outro momento, desabafa para a amiga: "O desejo que ela provoca em mim, me dá a sensação de direito sobre ela." Como se o joelho a desprendesse de um ser para um objeto. Uma criação de sua mente. Que será deixada livre após concluir o que queria, quando massageia seus joelhos como forma de consolo, aliás, a descrição dessa atitude pelo próprio me soa extremamente delicado, repleto de poesia.

- Caso com Lucinde pela simples razão de que a conheço há 6 anos e não me cansei dela. Não vejo por que isso mudaria. Deve achar que nos falta paixão, não é?
- Sim. Gosto de sentir que amo alguém desde o primeiro dia, não depois de 6 anos. Não chamo isso de amor e sim de amizade.
- Acha que são tão diferentes? No fundo, amor e amizade são a mesma coisa. 
- Não. Não sou amiga de quem amo.

Se nos basearmos nesse diálogo acima, o único amor verdadeiro do nosso protagonista é nossa amada amiga Aurora. Que, ao final do filme, deixa em aberto se está em um relacionamento ou não. No qual eu questiono, talvez seja o mais sincero deles. 

Fin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...