segunda-feira, 30 de junho de 2014

O Que é o Amor?


Antes de começar, seria interessante destacar que tenho estado muito distante da vontade de escrever, como vinha fazendo e faço há mais de um ano no blog. Não estou mal, triste ou algo do tipo, talvez seja exatamente o contrário. Eu necessito da melancolia para escrever, espero que vocês entendam isso; Mesmo que nem mesmo entenda.

O fato é que sempre recorrerei a esse humilde lar virtual para escrever sobre algo que me incomoda - de uma forma ou de outra - e eu fico muito feliz que algumas queridas pessoas me acompanham nessa jornada solitária mas, ao mesmo tempo, compartilhada. Assim como tudo na vida, afinal, estamos juntos de quem está longe e longe de quem está perto. 

Para quem não sabe, eu sou um fanático por "Lost". Sim! A série "Lost", olha que coisa. Vamos excluir qualquer questionamento bobo-nerd-star wars-científico que exista e focar na filosofia existente na série. É justamente ela que vou usar hoje. Na verdade, podemos substituir filosofia por "homem", homem perdido, ou seja, todos nós. Eu já falei diversas vezes que me sentir perdido foi por muito tempo minha sensação irmã, não sabia o que fazer da minha vida, o que ia ser de mim, eu sei que é totalmente natural, mas diversas coisas aconteciam em prol a isso, fazendo com que ficasse muito sufocado em um mar de demônios criados por mim mesmo. 

Acredito que a vida se desenvolve em ciclos, que podemos determiná-los como qualquer coisa, o fato é que de ciclo em ciclo nós mudamos, seja em base ao que ouvimos, assistimos, sentimos, vivemos... seja só ou por causa de alguém. Por isso relacionamentos muitas vezes não dão certo, por que a outra pessoa não aceitou essa nova etapa, essa nova oportunidade. Sendo assim, muitas reflexões ou situações podem ser constantemente modificadas. Por isso o perdão é essencial, pois todos merecemos uma segunda chance. "Lost" se trata disso, e digo mais, "Lost" é religioso. Eu sou ateu, mas como uma querida amiga disse uma vez "você é o ateu mais religioso que eu conheço". Fiquei muito feliz com essa definição, pois pude perceber que essa resposta "sou ateu" é muito mais uma sinopse do que eu acredito ( para simplificar para aqueles que acham que conhecem o inexplicável ) do que a realidade. Eu não acredito no mesmo deus que muitos, isso não quer dizer que não acredito em nada. Eu acredito no amor. E o amor só pode ser um deus, caso contrário a vida não teria a mínima graça. 

Esse sentimento puro está em tudo, nos seus pais ( tanto dos que te colocaram no mundo como aqueles que te dão carinho ) , na sua família, mesmo que chata as vezes, nos amigos, na respiração. Existe amor quando não se tem família, amigos ou respiração. Existe amor na falta de amor. Existe amor nas ruas e nas canções. 

O que temos muito é jovens falando sobre sentimento, o quanto sofrem e tudo mais. Mas convenhamos que o amor não faz sofrer, isso é paixão. Eu vejo o amor como um sentimento maior do que namoro ou até mesmo casamento. Existe uma expressão russa chamada "Razbliuto" que quer dizer aquele sentimento de afeição, ao mesmo tempo carinhoso e dolorido, que sentimos por uma pessoa quando deixamos de amá-la. Para mim, isso é amor. Está mais ligado ao carinho que o desejo. E, na boa, podemos amar qualquer um em qualquer situação, essa atitude ultrapassa as barreiras das necessidades terrestres como o dinheiro, por exemplo. Por que ele nasce e, mesmo que morra, Razbliuto, ainda existirá algo dentro dos nossos corações. 

Eu amo o indivíduo e odeio a massa. As pessoas quando estão só são lindas, respeitáveis e tentadoras, mas quando se unem em um sistema não passam de cordeiros. E é isso que odeio. Odeio o fato de ter que estar perto ou próximo apenas por estarmos no mesmo ambiente, poxa, a vida não acaba ali. As pessoas se esquecem, como conseguem fazer isso tão fácil? 

Fui assistir "A Culpa é das Estrelas" esses dias, honestamente, eu não estava muito bem, entrei no cinema, sala lotada de meninas, inicialmente até fiquei meio sem graça. Mas começou o filme e fiquei bobo com admiração que as menininhas tem por ver em tela um menino que trata bem uma mulher. Que porra é essa? Pode isso Arnaldo? Não consigo entender o porquê de tanta admiração se isso existe na vida real, claro, não como nos filmes, mas o respeito existe. Agora, o que mais vejo é a auto diminuição de valor. Se você se coloca como produto será tratada como produto, é óbvio. Se nós tivéssemos a maturidade de entender que o amor/sentimento é muito mais do que algo decifrável, entenderíamos tudo. Aliás, esqueci de escrever acima que amor é, dentre tantas coisas, verdade. Só isso basta. Verdade. 

A verdade de reconhecer que vivemos para nos transformar e, através disso, aprender que não somos sinceros o suficiente. Falar sem medo, sem ensaios. Criar e ser criado. É tão fácil quanto dois mais dois são cinco. Só sei que temos muito pouco tempo para realizar tudo, conhecer tudo para ficarmos cobertos por máscaras do dia a dia. 

Posso ser o cara mais infantil que existe por sonhar com isso, ver as coisas dessa forma, mas posso afirmar com alegria que, hoje, dentro dessa subversividade, posso fazer a diferença na vida de alguém. E você ai? Sim, que está lendo isso. Já amou hoje?

Um comentário:

  1. Eh meu caro colega realmente existe muito conflito quando o quesito amor é colocado em campo. Uma nevoa de pessoas que se deixam levar pelas partes de um todo e se dizem detentoras do amor e que está sofrendo horrores por ele. Primeiro equivoco esta pelo fato de você "amar" parte de um todo é a mesma coisa que por causa de um bolo eu ir no mercado e cobiçar somente uma colher de manteiga. O que quero dizer que não tem como se dizer que se ama especiarias você ama de um modo geral e amor é a interpretação do um todo sem se importar com as minorias. Minorias aqui se refere as características menores de uma pessoa. Não tem como eu amar somente aos olhos de um alguém, por que os olhos nada mais são do que mateiras e o amor está inerte a pensamento a energia. Quando você tem o sentimento inerte e ligado a alguém é muito mais provável que se ame do que quando apenas se exalta características, quando se ama aquilo é uma ideia um conceito que só então se aplica ao significado, sendo assim só amamos aquilo que tem um significado. Agora este significado está simplesmente ligado a pessoa que o teve. Varias pessoas tem convicções diferentes sobre um mesmo fato. E o mesmo se ocorre no amor, se ama de varias maneiras porem nos amores genuínos se observa isso que vos comentei acima.
    Devido ao show de inspiração que recebi de você meu caro amigo deixo por fim está mensagem:

    "O amor é ter a capacidade de admirar e contemplar o voo livre de um pássaro e não o prende-lo e guarda-lo para si."

    Só com está frase tenho mais uma porção de coisas a falar mas me abstenho e paro por aqui.

    Ótima noite.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...