segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Encarando um filme monótono


É difícil explicar porque gosto de filmes alternativos, underground, etc, os nomes são variados para esses tipos de filmes que não são vistos no grande circuito, esses filmes  mostram um sentimento diferente, mais puro, até mais realista que os blockbusters,uma vez um amigo disse que filme alternativo tem sempre partes monótonas, depois que ele disse isso comecei a reparar, realmente muitos filmes tem partes monótonas mais longas que os que filmes blockbusters, mas acredito que isso tenha uma motivo. Filmes alternativos, vou passar a chamar assim esse filmes, tem a sensibilidade representa a vida como ela tende a ser, e não como ela é, e a vida não é em todo momento um parque de diversões, vivemos momentos monótonos, como esse agora que estou escrevendo esse texto, não entenda algo monótono como chato, entenda como aquele momento que você vaga em seus próprios pensamentos, a maior dificuldade de apresentar um filme alternativo quem não tem costume de assistir é fazer essas pessoas abrirem suas mentes, é identificar a beleza e as sutilezas desses filmes, encarar o sentimentalismo, racionalizar o ambiente, compreender a psicose que o autor precisar passar na tela, a comédia sutil, o drama vivo e o detalhe abandonado.



Em filme alternativo não existe final feliz, as pessoas não são simpáticas, é uma linha reta, não tem tensão, não tem clímax, tem aquilo que você vê e precisa acompanhar, aleatoriedade é uma constante comum, não se usa fórmula de sucesso para fazer sucesso, o sucesso vem de boca a boca, fóruns com pessoas que tem vontade de encontrar raridades, tem ambição em conhecer novas culturas, ver o que aquela cultura tem a mostrar, todos sabemos que condenamos a outra cultura com base na nossa, com filmes do Afeganistão vi como tinha pouco conhecimento sobre essa belíssima cultura, julgava, condenava, mas de fato fui apresentado a coisas que desaprovo, mas também fui apanhado pela normalidade da vida que os atores dão ao personagem. Outro ponto importante nesses e estar disposto a entender que existem pessoas diferentes no mundo, nós temos a chance de encarar isso com naturalidade, infelizmente outros não.


Fico muito feliz em ter me liberto da garras da ignorância, do desconhecimento, a habilidade encarar o novo sem restrições, entender diferenças, pensamentos diferentes, isso me fez conhecer pessoas inimagináveis, inteligentes e sonhadoras. Não agradeço isso aos filmes alternativos, mas com certeza teve bastante influência.

Texto escrito por Sandro Macena


Um comentário:

  1. Adoro filmes monótonos, sem clímax, apenas dia a dia, situações reais... Pena que é difícil encontrar, mas filmes franceses dão um show nessa vibe.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...