sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Palíndromos


“Um palíndromo é uma palavra, frase ou qualquer outra sequência de unidades que possui a propriedade de poder ser lida tanto da direita para a esquerda como da esquerda para a direita.” – Texto retirado do site Wikipédia.
O diretor Todd Solondz é conhecido por seus filmes melancólicos e extremamente críticos. Seus trabalhos são tão sinceros e viscerais que é possível sentir o prazer que ele tem em realizá-los. Prova disso é que para tirar do papel seu quarto filme, Palíndromos, ele precisou gastar todas suas economias porque ninguém queria apostar no seu projeto.
O filme conta a história de Aviva, uma menina de 13 anos, que deseja desesperadamente ser mãe. Ela tenta de todas as maneiras possíveis realizar seu sonho, mas quando é impedida por seus pais, a garota resolve fugir de casa.

Palíndromos é uma obra muito particular do diretor e sua visão sobre o mundo. A personagem principal é vivida por várias atrizes e cada uma tem uma importância gigantesca com a trama. A infelicidade está presente o tempo todo e em todos personagens, e, assim como a palavra “Palíndromo”, não há para onde fugir, fazendo ou não, mudando ou não, sempre acabará no mesmo lugar.
Acompanhamos uma história que desenvolve, com delicadeza, possíveis questionamentos sobre o aborto, e o mais lindo é que tudo isso é feito atravéz de pensamentos, momentos e reflexões de crianças. Sempre com uma boa trilha sonora, é impossível não ficar chocado com a situação em que somos expostos.
Um filme extremamente reflexivo, profundo e ousado, abusa da linguagem para levantar questões moralistas e éticas, e isso o torna extremamente provocante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...